Project Description

A importância do Monitoramento do Poço Artesiano

De acordo com as Legislações vigentes (Portaria MS 518/2004, Resolução SS 65/2005, Portaria SMS 1.931/2009, Resolução Conjunta nº. 3), os poços tubulares profundos (solução alternativa de abastecimento) com água destinada ao consumo humano, deverão ser cadastrados e monitorados através do sistema de dosagem de cloro apresentando relatórios mensais e anuais ao órgão responsável – Vigilância Sanitária Municipal (VISA).

A importância na manutenção em poços artesianos.

Todos os poços tubulares profundo necessitam de cuidados especiais para ter sua vida útil prolongada e garantir o abastecimento de água com qualidade.

Com o tempo, os poços podem apresentar diminuição na vazão e alteração na qualidade da água, portanto, o recomendado é realizar limpeza periódica do poço a cada dois anos de operação, de acordo com a característica de cada projeto construtivo, reduzindo assim custos imprevistos com avarias irreversíveis e mantendo o funcionamento do poço sem interrupções indesejáveis.
Também deve saber, que o processo de manutenção periódica na estrutura do seu poço artesiano consiste em:
A cada dois anos de operação: Recomenda-se uma Manutenção de poço artesiano Preventiva Geral do poço e do equipamento submerso de extração d’água, visando preservar a integridade dos equipamentos e a qualidade do poço artesiano.
A cada dois meses de operação: Alertamos que a cada dois meses devem ser verificados os seguintes itens: Isolação (selo sanitário da boca do poço), nível dinâmico de água, condições de vazão (alteração de volume), voltagem, corrente elétrica, etc.
Nível de água e vazão: Observações do nível de água (nível dinâmico do poço) e a vazão devem ser feitas em espaço menor de tempo, pois alterações podem ocorrer em função de diferenças manométricas que resultarão em variações sazonais do nível estático, rebaixamento temporário do nível dinâmico em consequência de prolongado bombeamento e interferência de outros poços artesianos na área. Lembramos, ainda que poderá haver o rebaixamento permanente do lençol freático ou do nível dinâmico se for feito bombeamento durante um longo período de operação (além do recomendado), representando volume maior que a recarga natural do aquífero. Recomendações importantes, principalmente quando o poço se destina ao abastecimento público.